sábado, 6 de setembro de 2014

Mais e Mas


Eu não tive muitas oportunidades em se tratando de educação básica. Mudei de cidade durante o Ensino Médio umas quatro vezes, e de escola perdi as contas, e isso me causou sérias deficiência em alguns princípios básicos da nossa gramática.
Já adulta, tive a oportunidade de estagiar com uma pessoa muito generosa que me ensinou muitas coisas, tanto para minha futura vida profissional quanto em relação a erros de convicção que eu trazia de longa data.
Um dia essa pessoa me corrigiu em relação ao uso correto do “mas” e do “mais”, me explicando pacientemente a função de cada um. Meu amigo discorreu longos minutos na explicação que me fez diferenciar um de outro.
Deixo aqui meus agradecimentos a esse generoso amigo, que entre tantas coisas, me ensinou também a usar corretamente essas duas palavrinhas.
Dia desses esqueci a gratidão e pensei que talvez essa lição não tenha sido tão boa assim.
Pensei que talvez eu pudesse mesmo viver achando que um e outro no final eram a mesma coisa, e não tendo jamais que pensar como o emprego de um mas, poderia ser pesaroso enquanto o emprego do mais, na maioria das vezes, era bem positivo.
O “mais” é uma palavra que acrescenta, que agrega, que traz alguma coisa junto a outra. Me parece ótimo!
Mas, o “mas” é a palavra mais triste que eu já conheci em toda minha vida. O “mas” antecede todas as renúncias que fazemos ao longo de nossas vidas.
Essa palavra de três letrinhas apenas nos faz frear, nos faz desistir e nos faz enterrar sonhos que jamais seriam enterrados não fosse a existência desse bendito “mas”.
Quantas vezes começamos uma frase tão bem, explicamos o tanto que queremos algo, com os olhos sorrindo, gesticulando e, de repente, o sorriso do olhar se vai, os ombros assumem outra postura e tudo dá lugar a um “mas”.
Quantas vezes isso aconteceu na sua vida?
Quantas vezes ao dizer “mas” você deixou de viver algo a mais?
É sempre assim. Nascemos originalmente alados, mas nossas raízes acabam crescendo e nos impedindo de alçar alguns voos, no início somente os mais ousados, mas quando nos damos conta estamos com medo até dos pequenos voos.
E de repente estamos apenas caminhando, seguindo o fluxo, fazendo igual ao que todos fazem.
Logo depois a caminhada desacelera e passamos a calcular milimetricamente nossos movimentos, a fim de evitar quedas, e quando nos damos conta estamos rastejando sem direção, sem perspectivas, rumo a qualquer lugar.
Nós nos esquecemos de que, embora a dor da queda possa ser grande, o prazer da tentativa existe e é um combustível para a nossa existência.
A certeza de um caminho pleno e sem sobressaltos pode arruinar esse caminho, por mais belo que ele seja.
A vida em si e nossa natureza nos levam mesmo a desacelerar, mas devemos ficar atentos para não parar de vez, cuidar para que nossas vidas tenham muito mais “mais” do que “mas”.

Angélica Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário