quarta-feira, 25 de junho de 2014

QUANTAS ASAS VOCÊ TEM?


Estamos acostumados a estar sempre nos mesmos lugares, comer sempre os mesmos pratos, nos mesmos restaurantes, usar sempre a mesma combinação de roupas, e isso nos traz certa segurança.
Se aproximar de pessoas desconhecidas é uma aventura que poucos arriscam, mas essas aventuras podem nos trazer momentos incríveis, afinal as melhores coisas da vida acontecem sem planejamento.
Dia desses tive a oportunidade de estar em um lugar muito agradável e ouvir palavras belíssimas, um lugar que eu geralmente não iria por vontade própria.
Um homem falava para um grande grupo de jovens, a meu ver uma tremenda missão. Bom ele iniciou o seu discurso com uma folha verde nas mãos e prosseguiu calmo com sua teoria que se baseava na ideia de que necessitamos estar ligados a uma estrutura para continuarmos vivos, assim como a folha que ele tinha na mão.
Em pouco tempo e com poucas palavras vi nesta teoria a origem de todos os problemas que conheço, ou a maioria deles, estamos longe de nossas raízes.
Não estamos ligados a nada! A maior estrutura que conhecemos, foi destruída, a família não existe mais, está doente.
Somos folhas, somos todos, folhas, estamos perdidos, fadados a rolar ao vento sem a mínima noção ou preocupação de onde vamos parar.
A mensagem que era transmitida aqueles jovens era para que se prendessem a suas raízes, e ele disse isso de uma forma tão leve e tão direta que eu tenho certeza que chegou aqueles corações todos.
Tive uma manhã muito produtiva e interessante, uma manhã em que me dei conta que o conhecimento não brota apenas de livros e de palestrantes ilustres, mas de onde se menos espera lições importantes estão a pairar, só aguardando que tenhamos um pouquinho de ousadia para sairmos da nossa zona de conforto.
O destemido orador seguiu sua missão com uma frase clássica de Louis Pasteur, o que me impressionou ainda mais, ele não citou o pensador naturalmente, mas ele olhou para aqueles jovens e fez uma pergunta muito simples a eles:
_ Quantas asas um pássaro necessita para voar?
O destemido orador fazia gestos motivados e obtinha suas respostas em alto e bom som.
E prosseguiu explicando que nossas asas têm duas estruturas, a fé e o conhecimento, e que para voarmos com segurança temos que nutrir nossas duas asas de maneira proporcional, alimentar a nossa fé e investir em conhecimento.
Impressionante, brilhante e muito bem fundamentado, aquele homem realmente sabia da importância de suas palavras, e usou sua oportunidade para plantar uma semente muito importante naqueles jovens.
E você? Quantas asas você tem? Como anda sua fé? Que importância você dá para aprimorar seus conhecimentos, como você tem tratado sua mente e sua alma?
A frase usada pelo destemido orador foi a seguinte:
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus, muita nos aproxima." - Louis Pasteur.
Ouvindo esta frase me ocorreu o seguinte pensamento, vivemos em um mundo de conhecimentos rasos, clicamos em “curtir” sem nem mesmo ler ou averiguar o que está sendo divulgado. A informação é cada vez mais rápida, porém rasa, sem intensidade, e isso naturalmente nos afasta do nosso senso crítico, afeta nossa capacidade de raciocínio e julgamento.
Somos a geração da sinopse, A quem interessa a alienação dos nossos jovens?
Desejo minhas asas fortalecidas para que meus voos sejam mais altos, e quero também desfrutar do máximo de conhecimento que me for ofertado, para que com isso eu me aproxime mais de Deus.
E por último peço a Deus que multiplique os oradores destemidos a fim de abrirem os olhos dos nossos jovens. Não me importa se esses oradores estejam de batina, ou estejam de pés descalços, só me importa se estão trajados com asas longas e espirito iluminado.

Angélica Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário