segunda-feira, 7 de julho de 2014

Um Ex amigo.

Um ex-amigo.

Os amigos certamente foram criados para nos ajudar a suportar certas fases das nossas vidas sem enlouquecer completamente. Embora eu tenha alguns que colaboram com minha insanidade.
Algo nos leva a eleger uma pessoa entre tantas, somente para “querer bem”, a amizade é um amor diferente, maior, menor, enfim, a amizade é um sentimento muito doce que se preservado pode nos proporcionar momentos ótimos de cumplicidade.
Conheço muitas pessoas que trocam muito de amigos, hora estão com uma turma, hora com outra, e quando questionadas sobre os velhos amigos, simplesmente dizem que se afastaram.
Não vejo problemas em conhecer novas pessoas estar com novas tribos, mas eu particularmente tenho poucos amigos, contabilizo em uma de minhas mãos.
Essas pessoas que elegi como amigos de verdade são pessoas totalmente diferentes, nunca notei nenhum traço de semelhança na personalidade delas, a única coisa em comum é que são absolutamente amadas, só isso.
A primeira pessoa eleita compartilha comigo a minha vida a mais de 20 anos, e as outras estão também nesta faixa.
Me questiono se ficamos mais seletivos com o passar do tempo ou se as pessoas andam fechadas para esse tipo de relacionamento.
Quando temos um amigo de verdade tudo nele nos afeta, todo o sofrimento que esta pessoa passa nos atinge, nos aflige, queremos realmente o seu bem.
Diferente do amor entre homem e mulher, onde a única coisa que nos interessa é a presença física do ser amado, estando ele feliz ou não.
No entanto mesmo tendo vivido boas fases de nossas vidas ao lado dessas pessoas, essa relação passa por muitas mudanças, e isso nem sempre é bom.
Nós, seres humanos, estamos submetidos a uma série de desafios diário, experiências e sofrimentos que vão nos moldando e construindo, ou destruindo, nosso caráter.
Essa construção é individual e intransferível, mesmo você estando dia a dia com alguém certamente irão evoluir de forma distinta, cada um em seu ritmo.
E um belo dia você em um bate papo informal com aquela pessoa tão querida, você percebe que as afinidades já não existem e que não partilham mais pontos de vista.
Isso é geralmente um choque, sofrível por vezes, afinal está pessoa é parte de você.
Diz a escritora Danuza Leão que é necessário um “recadastramento” dos amigos, assim como em bancos, quando li a frase discordei completamente, porque levei ao pé da letra. Mas hoje guardadas as devidas proporções, acho que o dia a dia se encarrega deste recadastramento, a seleção é inevitável.
Velhos amigos são um privilégio, porém devemos lembrar sempre que cada um teve suas experiências e suas próprias batalhas.
Não devemos esperar que nossos velhos amigos estejam sempre antenados as nossas ideias e aos nossos ideias de vida, afinal o caminho percorrido foi diferente.
E a dica não poderia ser diferente, seja razoável com seu julgamento, tente entender que tudo muda e seu amigo não é diferente das outras pessoas.
E para finalizar, não espere que o outro faça o mesmo por você, afinal estamos falando de um EX amigo.

Angélica Marques



Nenhum comentário:

Postar um comentário